A Casa de Acolhimento Livre Ser presta à sociedade o serviço de acolhimento a crianças e adolescentes vítimas de situações de alto risco e vulnerabilidade social. O projeto de acolhimento realizado pelo Instituto Livre Ser é um projeto cuja denominação oficial é Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes (SAICA), um serviço de proteção especial de alta complexidade.

O projeto tem uma equipe contratada de profissionais qualificados e capacitados, com uma estrutura de funcionamento integral e investimentos robustos. Atuamos junto aos órgãos competentes quando há alguma violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, vítimas de negligência, abandono, maus tratos, exploração, abusos e todo tipo de violência.

O trabalho de acolhimento não envolve apenas a complexidade do cuidado com a vítima de violação em caráter integral; este trabalho se desdobra em ações que envolvem o acompanhamento das famílias a fim de se desenvolver oportunidades de reintegração da criança e adolescente à família de origem. Os familiares são acompanhados e analisados por nossa equipe técnica para, junto à Vara da Infância e do Adolescente.

Constatada a impossibilidade de retornarem à família genitora ou a um parente mais próximo, as crianças e adolescentes são encaminhadas para uma família substituta. Nesse caso, o Livre Ser auxilia no processo de localização, transição e integração a essa nova família. No caso de nenhuma das opções se concretizarem, as crianças e os adolescente serão preparados para a reinserção social e ficarão conosco até completarem 18 anos.

Neste período, além do preparo emocional e da geração de vínculos afetivos, a formação do caráter, a espiritualidade, o aprendizado e a profissionalização por meio de cursos serão oferecidos.

OBJETIVOS DA CASA DE ACOLHIMENTO LIVRE SER
  • Acolher em caráter provisório e excepcional crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, proporcionando-lhes proteção;
  • Proporcionar moradia, alimentação, e assegurar os direitos à saúde e educação;
  • Realizar acompanhamento sociofamiliar;
  • Promover a participação da criança e do adolescente na vida comunitária, através de atividades culturais, esportivas e de lazer.
NECESSIDADES DA CASA DE ACOLHIMENTO LIVRES SER
  • Investimentos para o sustento e manutenção da prestação do serviço de acolhimento de alta complexidade;
  • Recursos para mantermos equipe de educadores, psicólogos e assistente social que se dedicam ao cuidado das crianças e adolescentes em caráter integral;
  • Recursos para atendermos às necessidades dos acolhidos por remédios, exames, consultas;
  • Material de higiene pessoal de todos os tipos, material escolar, roupas em bom estado;
  • Parceria com instituições e programas que ofereçam atividades auxiliares para o desenvolvimento da criança;
  • Voluntários nas áreas de educação e artes.