O Instituto Livre Ser é uma organização privada da sociedade civil sem fins lucrativos, comprometida com a transformação social. Desde 2006, colabora com a sociedade através da execução de projetos socio-humanitários, eventos e atividades culturais, promovendo o resgate da dignidade humana e defesa dos direitos sociais.

O Instituto é 100% mantido por doações advindas de pessoas físicas em todo o Brasil que se identificam e apoiam a causa, bem como por recursos oriundos da produção musical de seu fundador, Juliano Son, comercialização de seus CDs e DVDs, participação em festivais e apresentações junto à banda Livres, palestras e realização de conferências.

VISÃO

Ser um agente efetivo para o alcance de uma sociedade transformada, livre de injustiças, onde todos desfrutam de uma vida digna.

MISSÃO

Promover ações, programas e projetos que cooperem com melhorias sustentáveis nas condições de vida de pessoas e comunidades em situação de risco e baixos níveis de condições socioeconômicas.

VALORES

  • Amor e Respeito ao próximo
  • Engajamento e Solidariedade
  • Integridade e transparência
  • Excelência e foco nos Resultados
  • Compromisso

Em 2005, sensibilizado com a realidade do tráfico e exploração sexual infantil, Juliano Son se dispôs a gravar um CD com o propósito de promover e apoiar financeiramente projetos e ações que resgatam crianças desse sistema de violência e injustiça. Foi assim que nasceu o projeto musical de Juliano Son, hoje líder e vocalista da banda Livres.

No ano seguinte, Son convidou outros atores da sociedade civil que compartilhavam da mesma preocupação e juntos fundaram o Instituto Livre Ser. Seu primeiro projeto – Casa de Acolhimento Livre Ser – tem como principal objetivo o atendimento e assistência social integral a crianças e adolescentes. Recebeu suas primeiras crianças em março de 2008.

Ao longo dos anos, por meio das canções, mensagens e ações, Juliano Son foi assumindo o papel de promover em meio ao seu público o engajamento às causas sociais. Como característica de apresentação nos palcos, Son defende o compromisso que o ser humano deve ter com o seu próximo, entendendo isso como a “verdadeira expressão do amor de Deus”.

Atualmente, o Livres tem seis CDs gravados: Livres Para Adorar (2005); A Mensagem (2006); Pra Que Outros Possam Viver (2009), Mais Um Dia (2011), Mais Um Dia – Ao Vivo (2013) e Só Em Jesus (2015); além de dois DVDs musicais gravados ao vivo: Pra Que Outros Possam Viver (2010) e Mais Um Dia (2013).

Com o propósito de expandir o projeto da Casa de Acolhimento Livre Ser para o nordeste, Son mudou-se em janeiro de 2013 para Teresina, capital do estado do Piauí, a fim de estabelecer um centro de acolhimento para atender a crianças e adolescentes em regime integral.

Ainda em 2013, ao se deparar de perto com a realidade de municípios e vilarejos do interior do Piauí, o Instituto Livre Ser se engajou no desenvolvimento do Projeto Mais Água, que viabiliza soluções para atender à necessidade de água potável no semiárido do nordeste brasileiro, e com a realização do Impacto Sertão Livre, que reúne centenas de voluntários de todos o Brasil em prol do sertão, desde 2014.